O Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) anunciou uma importante oportunidade para jovens e adultos da região Metropolitana que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com a Santa Casa de Porto Alegre, serão oferecidas 50 bolsas integrais para o curso Técnico em Enfermagem. O objetivo do programa é promover inclusão social e formar profissionais capacitados para atender à crescente demanda na área da saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há um déficit global de 5,9 milhões de enfermeiros e técnicos, o que torna essa iniciativa ainda mais relevante para o mercado de trabalho. O convênio entre o CIEE-RS e a Santa Casa será assinado nesta quarta-feira (9), data em que também se iniciam as inscrições.
Quem pode participar? Os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e residir em um dos seguintes municípios: Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul ou Viamão. A idade mínima para concorrer é 18 anos, e é necessário ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a partir do 2º ano.
Curso de alta qualidade O curso será oferecido pela Escola Técnica Santa Casa de Porto Alegre, proporcionando aos alunos a oportunidade de estudar em um dos complexos hospitalares mais renomados do Brasil, com mais de 220 anos de história. Além de ser gratuito, o curso inclui material didático e todas as ferramentas necessárias para a formação dos alunos. Com duração de dois anos, as aulas começam em novembro.
Inscrições site do CIEE-RS As inscrições estarão disponíveis no site do CIEE-RS a partir do dia 9 de outubro às 17h. Mais informações sobre o processo seletivo também poderão ser encontradas no portal.
Essa iniciativa reflete o compromisso do CIEE-RS em oferecer oportunidades de qualificação para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, visando melhorar suas chances de inserção no mercado de trabalho e atender a demanda urgente por profissionais de saúde.